O primeiro passo para aplicar a metodologia Lean Six Sigma em um negócio é executar um diagnóstico dos problemas do cliente de maneira efetiva. Também conhecido como Voice of Customer (VOC), é necessário que consultor e cliente realizem a primeira reunião de todo o processo com tal objetivo.
Neste primeiro momento o consultor deve estar preparado previamente para conduzir as questões e a conversa, não só para entender os principais problemas aparentes, mas também para ouvir o cliente, que pode indicar situações prejudiciais que você pode não estar conseguindo observar em um primeiro momento, explicando de forma clara o que está acontecendo em seu negócio.
O consultor também deve falar com os responsáveis das mais diversas áreas, como finanças, produção, qualidade, entre outros, para indicar os pontos fracos que necessitarão de melhoria e também os pontos fortes já consolidados, visto que isso irá auxiliar no processo de otimização como um todo.
Incluir um maior número de pessoas para execução desta reunião de diagnóstico é bastante interessante, principalmente as que executam os processos. Diferentemente dos responsáveis com cargos mais altos, como os gerenciais, estas trabalham com os processos de maneira mais direta, conseguindo identificar os problemas cotidianos de maneira mais fácil do que as pessoas que ficam mais distantes.
Além disso, estabelecer um clima de confiança entre todos na organização é de suma importância, visto que todos, incluindo o consultor, visam o melhor para o cliente e seu negócio. Desta maneira, as mudanças que serão sugeridas no decorrer do processo de implementação da metodologia Lean Six Sigma serão aceitas de uma forma mais natural, com menores atritos e dificuldades. Os envolvidos no projeto vão confiar nas novidades que o consultor trouxer e as chances de sucesso serão mais altas. Por fim, recomenda-se que este diagnóstico seja realizado por um profissional capacitado, que saiba conduzi-lo juntamente com o cliente extraindo o máximo de informações possíveis do mesmo. Entretanto, obter as informações não é o único passo para que as soluções sejam encontradas e aplicadas, o que evidencia a importância da capacidade do consultor para que possa utilizar os dados de forma adequada.