A pior maneira de começar a vender é começar com uma abordagem errada. Isso facilmente irá queimar a imagem de sua empresa e assim, é necessário que toda a equipe de vendas saiba bem como vender.
A partir disso, existem algumas dicas/formas essenciais na hora de vender, e que por mais simples que pareçam, acredite: fazem a diferença!
1. Saiba como seu produto pode agregar ao cliente
Em uma negociação, mais do que saber quem você é e o que você faz, o cliente quer realmente saber o que você tem para ajudá-lo.
Assim, fica extremamente proibido que você vá à uma negociação sem ao menos saber o que você pode vender ao cliente e que este produto seja algo do interesse do cliente. Unir o útil ao agradável é essencial neste momento.
Além disso, mostrar domínio no que está fazendo transmite confiança e segurança ao cliente, o que pode ajudar no fechamento de um negócio futuramente.
2. Saiba driblar a concorrência
Na hora de negociar, faça questão de mostrar ao cliente as vantagens que esse terá fechando um negócio com você, mostre a ele o que só sua empresa tem, seja isso preço, serviço ou até mesmo atenção.
3. Não desperdice o tempo do cliente
Não deixe que sua abordagem fique como algo chato, repetitivo e inconveniente para o cliente. Tenha a certeza e preocupação de que as suas palavras são um investimento para o cliente e não simplesmente uma perca de tempo.
4. Saiba ouvir o cliente
Não pense que a hora de vender é a hora de encantar o seu cliente fazendo um show em sua apresentação. Só ouvir cansa e se torna chato.
Deixe que o cliente fale a sua visão de mercado, a sua posição sobre seu negócio e assim sua venda será muito mais dinâmica e prazerosa.
5. Cuide da sua aparência
Pense: existe forma melhor de transparecer qualidade num primeiro momento usando sua aparência?
A resposta é não. A primeira coisa que seu cliente irá reparar é na sua roupa. Usar vestimentas que demonstram um maior comprometimento e requinte é importantíssimo.