A liderança trata-se de um dos temas mais pesquisados e estudados nos últimos anos. Ela pode ser definida como o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas
Todo o progresso do mundo foi produto das realizações pessoais de alguns homens que dominam a história da humanidade. Mediante a isso, vale ressaltar que o desenvolvimento da sociedade sempre foi pautado por líderes que inspiraram confiança, inteligência e com poder de decisão para enfim, ter condições de liderar com sucesso.
O líder entende o meio que o rodeia e conhece bem a si mesmo. Cria uma consciência de seus pontos fortes e fracos, e o principal: consegue tirar vantagem de suas condições positivas.
O site toastmaster, listou as principais qualidades de um líder de sucesso e os princípios da liderança mais humana:
Positividade – Deve-se olhar o mundo literal de uma forma favorável.
Finalidade – Deve-se ter um lugar para o qual você deseja levar alguém, ou um grupo (ou você mesmo), que vai além de apenas lucro.
Empatia - A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de entendê-lo, de tentar compreender o que passa em sua mente, como e por que se sente assim, porém não a partir da nossa perspectiva, mas tentando pensar como ele, com as suas crenças e valores.
Humildade - Qualidade da pessoa que age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.
Vai! -Você tem que realmente chegar lá, de alguma forma.
Implacabilidade - Seu tom positivo, mensagem, visão, valores e expectativas estão lá fora, constantemente, semana após semana, dia após dia, hora a hora.
Persistência – Você nunca está satisfeito;
Curiosidade - Desejo intenso de ver, ouvir, conhecer, experimentar algo novo, original, desconhecido.
Confiança - É o vínculo entre você e sua equipe, que deve ser conquistada, e não apenas ser livremente dada ou tomada.
Os 8 Princípios de Liderança Mais Humana
Transitar da relação “eu” para a relação “nós”;
Integridade;
Estabelecer valores-chave;
Transmitir o conhecimento adquirido (Gestão do conhecimento);
Cultura de prestação de contas (Responsabilidade compartilhada);
Medir, monitorar e gerenciar metas;
Lutar contra a complacência e os pessimistas (A inércia destrói os impulsos criativos);
Conecção a um propósito maior — os seres humanos querem ser parte de uma causa significativa que é maior do que eles mesmos;