O que é trabalho remoto?
Trabalho remoto significa trabalho à distância. Isto é, o trabalho pode ser feito em qualquer lugar, seja em casa no seu quarto, deitado na sua cama ou até mesmo em uma viagem de família. A grande diferença do convencional é o jeito como se organiza os trabalhos. Aqui, a prioridade são as entregas, enquanto que no molde padrão, além das entregas, cobra-se também uma carga de, em média, 6h presenciais.
O modelo mais conhecido popularmente como “home office” já vem sendo adotado em muitas empresas como, Philips, 3M, Softtek, Gol Airlines, entre outras. Ora, se exemplos de tecnologia e desenvolvimento, especialistas em seus ramos de atuação utilizam tal método, por que não nos basearmos nos grandes?
Quais os benefícios do trabalho remoto?
Para o empregador:
Redução de custos operacionais: dispensa de custos como vale transporte, vale alimentação;
Espaço físico: ausência de despesas como aluguel, luz, água e serviços de manutenção como limpeza e segurança;
Aumento na produtividade: o funcionário consegue fazer seu próprio cronograma, e assim, ajusta com mais propriedade seu período de trabalho, em paralelo com o lazer diário.
Intensificação no controle de dados e informações, com o uso de ferramentas próprias para isso.
Para o colaborador:
Qualidade de vida;
Evita stress no trânsito e também, não há perda de tempo no deslocamento;
Sobra tempo para lazeres e atividades físicas;
Não há gasto com roupas adequadas para o trabalho;
Quais ferramentas podem ser usadas no trabalho remoto?
Dentre inúmeras ferramentas, destacaremos as principais usadas e validadas pela Jr. Eng, onde o trabalho remoto já é adotado e executado diariamente por mais de 30 colaboradores.
Pipefy: é uma ferramenta de gestão que auxilia seu negócio a organizar e executar todos os processos em um só lugar. É baseado no conceito de Kanban e de Business Process Management System (BPM).
Google Drive: serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, lançado pelo próprio Google. É o armazenamento em forma de nuvem.
Whatsapp: aplicativo de mensagem, onde é possível fazer a troca rápida de informações além disso, ligações em grupo, propício para reuniões a distância.
Google Calendar: agenda virtual compartilhada. Com ela, toda e qualquer alteração e reunião que ocorre dentro da empresa é repassada aos outros membros de forma simultânea.
Está esperando o que para aplicar essa nova forma de trabalho que gera alta produtividade? Ficou com alguma dúvida?
Gostou do artigo? Confira o nosso blog!