Tomar decisões para o seu negócio te deixa desconfortável, inseguro ou ansioso? Tudo bem se sentir assim, pois decidir os próximos passos da sua empresa pode te levar à dois extremos: falência ou sucesso. E é por isso que esse processo de decisão não deve ser pautado em achismos ou intuições, mas sim em fatos.
As suas escolhas não precisam ser mais regadas por insegurança e medo. O Business Intelligence pode te ajudar a manter um negócio saudável e consistente. Quer saber como? Antes de saber as suas vantagens, vamos entender primeiro o que é esse tal de Business Intelligence (BI).
Esse termo em inglês surgiu na década de 80, pelo Gartner Group, Instituto de pesquisa e análise do setor de tecnologia da informação. A partir de então, definiu-se BI como um processo de coleta, organização, tratamento e análise de dados que geram relatórios com indicadores de desempenho e gestão que auxiliam na tomada de decisões. Com essa prática, as diversas fontes de dados são transformadas em informações úteis que guiarão soluções mais assertivas e estratégicas.
Independente do porte da sua empresa ou área de atuação, é extremamente importante contar com dados para a tomada de decisão. A tecnologia se torna a sua aliada nesse momento e o torna mais competitivo no mercado. Com uma ferramenta adequada à sua realidade é possível identificar problemas no seu desempenho produtivo, detectar oportunidades e identificar padrões de comportamento e tendências do mercado. Fazendo um controle de despesas e receitas, você também pode entender facilmente quais são os investimentos mais lucrativos e quais dão menos retorno para a sua empresa, reduzindo custos e aumentando as vendas.
Todos esses benefícios apontam para uma estratégia do negócio bem estruturada e segura. E o mais interessante é que o Business Intelligence pode ser aplicado em diversas áreas, não somente no setor comercial ou financeiro, mas também no setor de recursos humanos, por exemplo, para avaliar e acompanhar turnos de trabalho.
Até aqui você já deve ter entendido as vantagens e algumas das aplicações do BI, mas como ele funciona na prática? A seguir descrevemos algumas das principais etapas da implementação dessa prática:
Definição dos objetivos, necessidades e gargalos da área em que será aplicada a solução de BI.
Acesso aos bancos de dados para a coleta, organização, tratamento e unificação dos dados. O objetivo é preparar os dados que vem muitas vezes desestruturados para a próxima etapa: a análise.
Visualização e análise dos dados, por meio da elaboração de relatórios, painéis com gráficos, planilhas e indicadores de gestão.
Diagnóstico do gestor sobre a situação da área em questão. Pode ser feita uma análise SWOT para identificar os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.
Baseado no diagnóstico, finalmente temos recursos suficientes para tomar uma decisão estratégica e construir planos de ação para melhorar algum indicador.
Mesmo depois da decisão ainda é necessário manter um monitoramento constante, atualizando o banco de dados e acompanhando os indicadores.
Se você enxergou o quão valioso os dados podem ser para o seu negócio, mas ainda não sabe ao certo como aplicar o Business Intelligence na sua empresa, nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco para mais informações de como aplicar soluções tecnológicas para melhorar o seu desempenho.
Comments